6 de ago. de 2011

Eu e meu Pai nas obras de Portinari - Vernissage dia dos pais

Candido Portinari foi um artista completo. Registrou em suas obras a cultura e o povo brasileiro.  Os temas eram variados, de cangaceiros e índios a músicos e homens do campo, mas principalmente o mundo infantil. Portinari adorava representar em suas telas as crianças brincando, e dizia: "Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."

Partindo desse amor que Portinari tinha pelas crianças, o projeto Grandes Artistas Brasileiros realizados pelos alunos do grupo 4 ao 5º ano homenageiam os pais.

Para a realização desse projeto foi apresentado aos alunos de todas as series cópias das obras de Portinari sobre o tema Brincadeiras Infantis, para que assim, ao reler as obras para seu contexto atual os mesmos interligassem momentos e brincadeiras vividas com seus pais.

Através da observação, percepção e leitura das imagens e da criatividade, as releituras foram realizadas nas aulas de Artes Visuais integrando a cultura brasileira ao dia a dia dos nos alunos.

Fabíola Cedraz
Arte Educadora




























Um comentário: